Quem sou eu

Minha foto
Upanema, RN, Brazil
ENGENHEIRO AGRÔNOMO

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Desenvolvimento Sustentável

Quem viu a reportagem no Globo Rural do úlitmo domingo sobre o Distrito Irrigado da Chapada do Apodi,mais especificamente no município cearense de Limoeiro do Norte, conseguiu observar a complexidade que é crescer com sustentabilidade.

O Distrito Irrigado, mesmo em crise, gera atualmente 2.000 empregos diretos. É claro que a reportagem traz algumas informações exgeradas, mas o tipo de agricultura praticada naquele distrito (chamada de agricultura convencional) tem causado a contaminação das águas e do solo e consequentemente vários trabalhadores tem apresentados fortes indícios de intoxicação e sintomas de doenças graves.

Chamo a atenção sobre esta reportagem, porque acredito que Upanema tem um potencial e uma tendência a desenvolver a agricultura irrigada. Qualquer ação nesta área precisa estar bem discutida e deve levar em consideração a saúde das pessoas envolvidas diretamente e da própria população cosumidora dos alimentos.

Apesar das ações com agricultura orgânica no município  não terem sido replicadas numa proporção desejável é preciso olhá-las com  muito carinho.

Crescimento a qualquer custo nem sempre é favorável a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário