Quem sou eu

Minha foto
Upanema, RN, Brazil
ENGENHEIRO AGRÔNOMO

domingo, 4 de setembro de 2011

Salário Mínimo 2012

O Governo Federal divulgou na última quarta feira (31), através da Ministra do Planejamento Mirian Belchior, o valor do salário mínimo para 2012, que será de R$ 619,21. Na ocasião a ministra apresentou a Proposta de Orçamento da União para 2012.

O curioso neste episódio é que quando as regras para definição do aumento do salário mínimo foram definidos, baseado na reposição da inflação (INPC) mais o aumento real do PIB de dois anos anteriores, o governo foi bastante questionado.

Porém, neste momento, o aumento de 13,6%, é sem dúvida um percentual bastante satisfatório e a crítica recai na dúvida se o governo vai absorver essa alta e se o ganho real dos trabalhadores forçará o consumo para cima e ameaçando, consequentemente, a inflação.

É bastante complexo, mas fica claro que a intenção do Governo de definir as regras do salário mínimo antecipadamente não tem a intenção de reduzir o ganho real dos trabalhadores. Faz parte de um planejamento de despesas "indexado" aos acontecimentos da produção e do mercado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário