Quem sou eu

Minha foto
Upanema, RN, Brazil
ENGENHEIRO AGRÔNOMO

domingo, 28 de agosto de 2011

Avaliando a Economia Local 2

Considerando que estes dados estejam no rumo correto, temos as seguintes conclusões:

1º: A renda proveniente do setor público é quem colabora com a fatia maior da renda de nossas famílias, portanto podemos dizer que neste setor estamos bem servido. Embora saibamos que precisamos melhorar cada vez mais os serviços prestados pelo setor público. Como a busca por melhores salários é constante e existe sempre alguma demanda por novas contratações é possível que a contribuição deste setor cresça mais, mesmo sabendo que existe pouca margem pra isso.

2º:  No setor rural está o maior número de pessoas ocupadas e a segunda maior contribuição para economia local, embora a produção seja baixa.

3º: Comércio/serviço/indústria pode ter um desempenho bem maior.

4º: Não podemos esperar melhoria de renda baseado no emprego público (a tendência cada vez mais é otimizar gasto público, fazendo mais e melhor com menos). Precisamos pensar numa gestão voltada para o aumento da produção - agricultura de sequeiro com potencial de rentabilidade, agricultura irrigada, criação de pequenos animais, leite, apicultura, extrativismo (carnaúba), mineração (petróleo e calcário), artesanato, turismo e serviços, são exemplos de produtos que precisam ser melhor dimensionado para o nosso município.

5º: O comércio/serviço pode desempenhar um papel importante ofertando maior qualidade a população, evitando assim a saída do capital financeiro local. Hoje a saída de capital na compra de produtos básicos como alimento, roupa, utensílios e serviços básicos é muito grande.

Todas as conclusões parecem óbvias, e são. Mas este tipo de "retrato" serve para pensar melhor o município, entender onde está mais fácil gerar novos empregos e planejar ações estratégicas que possam colaborar com o desenvolvimento local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário